Entendendo e Configurando Conexões de Rede

Publicado: junho 18, 2012 em Capítulo 1 - Entendendo e Configurando IP
Tags:, , ,

As camadas de rede são etapas conceituais na comunicação de rede, Podemos considerar a linha de montagem de uma fabrica …

Sendo todo o processo de montagem, embalado, empacotado, encaixotado e etiquetado sendo camadas no processo de produção ..

Os protocolos na linha de montagem são as maquinas ou os procedimentos especificos empregados para executar a função de cada camada funcionando a comunicação entre os computadores por pacotes encapsulados (pacotes) só que existe uma diferença entre as comunicações entre os computadores (bidirecional) tendo em vista que a rede em si se torna um caminho tanto para construir quanto para desconstruir os pacotes, sendo cada protocolo capaz de realizar as funções bidirecionais.

  • EXPLORANDO CAMADAS TCP/IP

Houve uma adição de novo conjunto de protocolos na camada TCP/IP conhecido como Next Generation TCP/IP.

Foram adicionados nas camadas de aplicação e apresentação são eles ( HTTP, FTP, SMTP, DNS, RIP, SNMP )

  • CAMADA 2

Chamada de camada de interface de rede ou camada de link de dados, é o processo de comunicação que descreve um conjunto de padrões para adaptadores de rede, endereços de hardware (MAC) atribuidos a esses adaptadores, tipo de cabo, hubs, switches, padrões fisicos associados a protocolos de troca de mensagens.

  • CAMADA 3

Chamada de camada de rede ou camada da internet, processo de comunicação durante a qual os endereços de software de origem e destino são adicionados ao pacote e durante o pacote é roteado á rede remota de destino, o dispositivo que opera nessa camada é um roteador. Os roteadores interrompem as propagações físicas (  broadcast, difusões ) de mensagens na rede, lendo os endereços atribuidos e assim encaminhando a mensagem junto a um caminho apropriado. Sabendo que a maioria dos roteadores apenas suportando endereços ipv4 hoje é utilizado na internet  softwares compativeis para encapsulamento.

  • CAMADA 4

Chamada de camada de transporte é o processo de comunicação durante o qual as formas de enviar e receber são determinadas, servindo para marcar os dados com sua aplicação.

  1. TCP: Recebe dados da camada de aplicações e os processa como um fluxo de bytes, sequenciando para envia-los ao servidor, reconhecendo os dados recebidos e providencia para que sejam reenviados. Quando o TCP recebe o fluxo de dados de um host de rede, ele envia dos dados por um numero de porta TCP, permitindo que diferentes aplicações e programas utilizem serviços de TCP em um único HOST. exemplo: FTP – 20/21 TELNET – 23 WEB – 80 etc..
  2. UDP: Muitos dos serviços de rede contam com o UDP para transporte, sabendo que não é necessário a confiabilidade como garantias de entregas e sequenciamento, o UDP utiliza datagramas  se um host necessitar de comunicação confiavel deve utilizar o TCP.
  • CAMADA 7


Camada de Aplicação é o passo no processo de comunicação durante qual os dados do usuário final são manipulados. Os protocolos muitas vezes descrevem ao usuario um metodo amigavel de apresentar, nomear por meio do TCP/IP. Exemplos de protocolos : SNMP, DNS, POP, TFFTP, TELNET, HTTP, FTP .. o protocolo em cada pacote varia de acordo com a necessidade, alguns podem existir menos protocolos outros mais, dependendo da aplicação que o usuário for utilizar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s