Comandos Para Detecção De Rede

Publicado: maio 18, 2011 em Capítulo 2 - Procotolo TCP/IP.

Para gerenciar uma rede , existem alguns comandos para detecção de rede, além de determinar se um servidor está respondendo a rede, averiguar se existe resolução de nomes DNS, além de traçar mapas de todos os equipamentos entre dois computadores.

  1. PING: Comando para testar se um computador está conectado á rede, para listar as opções completas do comando ping, digite ping /? na janela do prompt de comando.
  2. TRACERT: Traça um mapa do caminho, percorrido por um pacote de informação, desde a máquina de origem até a máquina de destino, para listar basta digitar tracert /? na janela do prompt de comando.
  3. IPCONFIG: Utilizado para exibir configurações TCP/IP da máquina, tambem pode ser utilizado para renovar o endereço IP obitodo por um servidor DHCP e limpar também cache DNS local.
  4. NSLOOKUP: Verifica a resolução de nomes, através do DNS.
  5. HOSTNAME: Exibe o Nome do Host.
  •  UTILIZANDO COMANDO PING e TRACERT:
  1. Faça Logon como Administrador
  2. Abra um Prompt de comando ( Iniciar – Programas – Acessórios – Prompt de comando).
  3. Dei um ping em uma máquina dentro da minha rede , porém o erro apresentado foi “Host Inacessivel”  Observe Figura Abaixo

Por padrão, o comando ping espera por uma resposta por 1 seg, e por até quatro pacotes. Podemos mudar utilizando opções do comando ping.

Exemplo: ping 10.3.12.6 -n 10 -w 3000 Este comando faz com que o host tente enviar e receber 10 pacotes -n 10 e espere por até 3 segundos -w 3000 a resposta de cada pacote.

Agora utilizando o comando ping para um host que esteja acessivel, obtendo resposta para todos os pacotes enviados.

O ping é um otimo comando para detectar se um determinado host está com problemas ou não, existe também outra alternativa para testar se as configurações do TCP/IP está corretamente instalado e funcionando digitando o comando ping localhost .

Existe outro comando do prompt chamado tracert onde como vimos logo no inicio do post seria um comando para traçar rotar entre um host e o determinado destino, cada linha indica um equipamento podendo ser um roteador ou um computador. Comando muito útil para monitorar problemas na rede em vários casos problemas de comunicação com outro servidor pode ser impedido o sucesso por uma falha no decorrer do caminho e não no seu servidor.

Agora vamos ver  um exemplo de utilização do comando nslookup, onde pesquisa informações no servidor DNS.

Para fazer várias pesquisas de nome, pode ser mais interessante utilizar o comando nslookup no modo interativo, Neste modo digite apenas nslookup onde será exibido o nome e o endereço IP do servidor DNS configurado como DNS primário, nas propriedades do TCP/IP e abre um prompt indicado pelo sinal (>), veja a seguir:


Nessa linha onde se encontra o marcador digite HELP será exibida uma listagem com diversos comandos disponíveis no modo interativo.

Para achar o endereço IP de um computador da rede apenas digite o nome do computador e tecle ENTER.

E para finalizar teste o comando ls -d (nome do seu domínio DNS) , esse comando irá listar todos os registros DNS do domínio , até registros criados pelo Windows Server para uso interno do A.D ( Active Directory ) .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s